quinta-feira, 8 de março de 2012

Mas o que é essa tal de Viola Machete?


A viola Machete é um tipo de viola geralmente feita artesanalmente no recôncavo baiano. Assim como a viola caipira (tradicional), a Machete possui 10 cordas dispostas em 5 duplas porém com um diferencial, seu timbre é mais agudo e seu tamanho é reduzido.
Os indícios das primeiras Violas Machetes foram em Portugal, elas eram tocadas e apreciadas nas músicas típicas locais, sendo mais tarde disseminadas para o Brasil especificamente na Bahia devido a colonização.Assim a Viola Machete foi sendo agregada com perfeição nos sembas africanos, e mais tarde no nosso samba-de-roda se tornando um dos instrumentos indispensáveis numa boa roda de samba.

3 comentários:

  1. Vale lembrar que a Viola Machete era tocada tbm em Polkas, Valsas,Blues e alguns arriscavam até um Rock! uhuuuu

    ResponderExcluir
  2. A Viola Machete
    O Samba de Roda é uma das mais ricas expressões culturais da Bahia. Como uma “manifestação cultural popular, musical, coreográfica e poética, festiva, o samba acontece no Estado da Bahia, mas muito particularmente na região cultural do Recôncavo. Essa manifestação afro-descendente de múltiplos valores idiossincráticos renova agora suas forças através de um amplo projeto de reestruturação endossado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional-IPHAN que contempla todo o Samba de Roda do Recôncavo Baiano. Apontado por etnólogos, antropólogos e estudiosos da música brasileira como “uma das matizes das diferentes expressões que o samba assumiu em grande parte do território nacional” os valores musicais do Samba de Roda transcenderam as fronteiras baianas e influenciaram fortemente a música brasileira.
    Essa manifestação secular presente na cultura baiana foi elevada a patrimônio cultural nacional em 2004 através do projeto de candidatura fomentado pelo IPHAN. O título de Obra-prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade conferido pela Unesco trouxe nova luz aos sambadores que viram emergir novamente sua força.
    Um dos elementos mais significativos constitutivos das raízes do Samba de Roda no Recôncavo da Bahia é a viola, em especial a viola machete. Esse instrumento tem como medidas aproximadas: comprimento, 76 cm; diâmetro do bojo superior, 17 cm; diâmetro do bojo inferior, 22 cm; cintura, 12 cm; altura da caixa, 6 cm. Segundo a pesquisa do IPHAN coordenada pelo etnomusicólogo Carlos Sandroni, somente cinco machetes foram encontradas no Recôncavo Baiano o que comprova a escassez desse instrumento.


    A viola machete é uma viola de 10 cordas, com dimensões menores que as tradicionais violas encontradas na atualidade, o que lhe confere uma sonoridade ímpar e essencial numa vertente do samba de roda conhecida como samba chula ou samba violado. Originária de Portugal, precisamente da Ilha da Madeira, chegou ao Recôncavo da Bahia na época da colonização portuguesa. A viola machete foi assimilada pelos descendentes de africanos e nativos daquela região, que deram uma nova forma de tocar ao instrumento da Península Ibérica.
    Com a morte de Clarindo dos Santos (violeiro e um dos mais conhecidos construtores de viola do Recôncavo) e o falecimento dos velhos Mestres violeiros no início dos anos 80, praticamente cessaram-se a construção e transmissão do repertório de samba de viola na região.
    A viola machete encontra-se hoje quase extinta, mas pode ser encontrada, ouvida e admirada em algumas regiões como em São Francisco do Conde, Maracangalha, Amélia Rodrigues e Terra Nova.

    Por
    Milton Primo
    miltonprimo@msn.com

    ResponderExcluir
  3. Segue um video com a viola machete
    Milton Primo
    http://www.youtube.com/watch?v=ou5DyJ211fM

    ResponderExcluir